Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

Possíveis casos de labilidade (estrutura lábil)

TonyC 2016-02-16 11:53:21


Abro este debate para apresentar uma série de possíveis erros de modelagem que podem causar labilidades em um cálculo estrutural.

As possíveis causas de labilidades podem ser:

1) Errada alteração dos vínculos internos das barras. Um erro muito frequente é o levantamento de vigas em consola (clicar no link para ver um exemplo de modelagem incorreta: vínculos internos consola). Para as viga em consola, o vínculo interno da viga deve ser solidar em ambas extremidades (S;S;S;S;S;S).
Para ter certeza de que a labilidade resulte da modificação incorreta dos vínculos internos, recomendamos restaurar o vínculo “Solidário (nós inicial e final)" para todas as barras do elemento e lançar novamente o cálculo.

2) Incorreta modelagem das escadas. Um erro muito frequente é a falha na conexão da escada com os elementos estruturais do plano, ou a falha da sobreposição das escadas em rampas de laje no caso de configurações em planta de "L", de "C", etc. (clique no link para ver um exemplo de modelagem incorreta: escadas, modelo incorreto). Para ter a certeza de que a labilidade resulte disso, recomendamos eliminar a geração da estrutura de todas as escadas e lançar novamente o cálculo.
No caso de configurações em planta de "L" ou de "C", é necessário que os patamanes das rampas se sobreponham como mostrado na imagem anexada: escadas, modelo correto.

3) Incorreta modelagem das vigas de ligação entre sapatas/ Encabeçamentos de Estacas. Um possível erro de modelagem é mostrado na imagem no anexo: vigas de ligação. As vigas de ligação devem ser inseridas como vigas de “Elevação” e desenhadas para unir os centros das respectivas sapatas que se querem ligar. Para mais detalhes, leia a seguinte discussão: Fundação com sapatas/blocos sobre estacas e vigas de ligação

4) Apoio de uma viga realizada entre dois Cordões estruturais cfc. (veja imagem anexada: apoio viga sobre cordão não estrutural cfc ). O "Cordão não estrutural cfc" não é um elemento estrutural e, portanto, não é um elemento adequado para apoiar uma viga (que, pelo contrário, é um elemento estrutural). Nesse caso, é necessário substituir o " Cordão não estrutural cfc " por um elemento estrutural do tipo viga.

5) Terreno não atribuído às vigas de fundação. Isto significa analisar uma estrutura sem nenhuma conexão com o solo. É suficiente uma simples verificação visual para entender se foi definida de maneira correta a estrutura de fundação. De fato, o programa cora com uma tonalidade mais escura a viga de “fundação” em comparação com as vigas de elevação. Veja imagem anexada aqui: vigas de fundação.

6) Vigas que não apoiam em outras vigas (veja imagem anexada aqui: apoio viga sobre viga errado). Uma simples verificação consiste em verificar se a viga “portante" se divide no ponto de interseção com a viga apoiada (veja imagem anexada aqui: apoio viga sobre viga correto)

As instruções acima se referem apenas aos casos mais frequentes. É possível que existam outras situações não apresentadas aqui, que possam levar a um erro de labilidade no cálculo das solicitações.