Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

Fundação com sapatas/blocos sobre estacas e vigas de ligação

TonyC 2019-09-12 18:04:18


Quero compartilhar um pedido de suporte

Pedido
Estou a definir uma fundação com sapatas/blocos sobre estacas. Preciso de inserir as vigas de ligação entre esses elementos de fundação. Como faço para inseri-las de forma correta?

Resposta
A modelagem correta das vigas de ligação prevê que os nós na base dos pilares, aos quais são aplicadas as sapatas, estejam conectados por essas vigas. Isso permite conter os recalques diferenciais e evitar os deslocamentos mútuos entre as sapatas.
Tal condição é satisfeita desenhando, entre as duas sapatas, uma viga de "Elevação" que conecta as bases dos pilares.
Visualize um exemplo de modelagem correta: Modelagem Correta_1.jpg

É necessário evitar desenhar as vigas de ligação com um comprimento igual à distância entre as sapatas para evitar problemas de labilidade.
Visualize um exemplo de modelagem errada: Modelagem Errada_1.jpg

Se for preciso que as vigas de ligação contribuem para a carga limite do terreno (por exemplo, porque foram colocados painéis de preenchimento nessas vigas), é necessário modelar as vigas definindo-as de "Fundação", inseri-las entre as sapatas e conectá-las aos pilares através de trechos de vigas de "Elevação" (definidas como seções para material genérico).
Visualize um exemplo de modelagem alternativa correta: Modelagem Correta_2.jpg

Nesses casos, é necessário evitar que as vigas de ligação definidas de "Fundação" sejam desenhadas de pilar a outro, pois não é permitida, na base de um pilar, a presença simultânea de vigas e sapatas.
Visualize um exemplo referente a essa modelagem errada: Modelagem Errada_2.jpg