Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

Mauro

A detecção de colisões (Clash)

Mauro 2020-09-18 09:54:46


Queria compartilhar um aprofundamento sobre um tópico específico que trata da verificação do modelo: a verificação de colisões (Clash Detection).

Verificação do modelo em um processo BIM

Ao desenvolver um fluxo digital para realizar um modelo BIM federado (resultante da junção de modelos das várias disciplinas realizados por várias equipes), é fundamental verificar e gerenciar as colisões e as inconsistências.

Na Itália, a norma UNI 11337-5:2017 estabelece diretrizes sobre os fluxos de informações nas construções.

Em particular, a norma exige que sejam realizadas verificações quanto a:

- interferências geométricas, ou seja, as possíveis colisões geométricas entre objetos, modelos e documentos (Clash Detection).
- inconsistências informativas, ou seja, as possíveis inconsistências nas informações dos objetos, dos modelos e dos documentos em relação às normas de referência (Model and Code Checking.

Neste aprofundamento, vamos proporcionar informações sobre uma ferramenta para a detecção de colisões (Clash Detection).
usBIM.clash é o primeiro software italiano certificado pela buildingSMART para a importação de arquivos IFC para detecção de colisões em modelos IFC.
A Detecção de Interferências representa a verificação das interferências geométricas, ou seja, a detecção dos elementos em conflito entre si.

Existem diferentes tipos de verificação das colisões:

- Hard Clash: elementos que se sobrepõem e/ou ocupam o mesmo espaço físico, como uma canaleta que atravessa um pilar.

- Clearance Clash: proximidade excessiva entre dois objetos que dificulta a montagem e/ou a manutenção in loco.

- Workflow Clash/4D: conflito temporal na fase de montagem. Por exemplo, um elemento bem volumoso, que não passa pela porta, deve ser colocado antes das paredes e dos ambientes. Estes conflitos são resolvidos na fase de realização.

usBIM.clash permite realizar detecção de interferências com base na sobreposição (hard), detecção de interferências com tolerância/sobreposição (isso exclui as colisões resolvidas deslocando um elemento para uma distância inferior do que o comprimento configurado) e detecção de interferências com distância mínimas (clearance) (isso verifica que entre os elemento há uma distância mínima igual àquela que foi configurada).

Além disso, usBIM.clash permite exportar os dados das interferências detectadas para os formatos PDF, XML, HTML,CSV, XLSX e até BCF (BIM Collaboration Format vers. 1.0, 2.0 e 2.1).

O formato BCF permite armazenar a vista e o índice dos objetos, para recuperar facilmente a colisão. Além disso, também pode ser importado e lido, a fim de servir de apoio para os projetistas.

O formato BCF é um formato aberto que permite adicionar comentários sob forma de texto, capturas de tela e demais informações dentro do modelo BIM, a fim de garantir melhor troca de informações entre os times que trabalham juntos para realizar um projeto.

Trata-se de um arquivo comprimido contendo um folder para cada interferência/inconsistência detectada. Dentro desse arquivo, há 3 tipologias de arquivos visando transmitir todas as informações úteis para detectar univocamente o problema encontrado.
Eles são:
- MARKUP, ou seja, um arquivo contendo informações textuais sobre o arquivo IFC, o modelo, o autor do relatório, as entidades envolvidas e os comentários necessários para solucionar o problema.
- VIEWPOINT, ou seja, os pontos de vista sobre o problema encontrado no modelo digital. Podem ser vários e podem ser ligados aos comentários contidos no Markup.
- SNAPSHOT, ou seja, imagens do problema ligadas aos pontos de vista detectados dentro do modelo digital.

Abrindo o arquivo BCF criado com um visualizador de empresas terceiras, além do(s) modelo(s) IFC relacionados, também será possível navegar nas Issues, de forma parecida ao que acontece no ambiente usBIM.clash: nomes das interferências, autor, ponto de vista da câmara, notas e comentários.

Também recomendamos que assista aos vídeos tutorias:
---> Trabalhe agora com usBIM.clash
---> Como criar Grupos de seleção
---> Como criar Filtros de seleção
---> Como realizar uma detecção de interferências
---> Como exportar en BCF
--------------------------------------

Desejamos para você muito sucesso ao trabalhar com usBIM.clash