Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

Antony

Como criar um novo documento com dados padrões (Capítulos, Categorias, etc.)

Antony 2018-10-23 17:25:10


Quero compartilhar um pedido de suporte
Pedido
Como faço para criar um documento com dados padrões pré-definidos?

Resposta
PriMus permite organizar/estruturar a tabela de preços e o orçamento através de 'Capítulos' e 'Categorias'.
Os 'Capítulos (Super Capítulos, Capítulos e Sub Capítulos) servem para organizar/estrutura a Tabela de preços.
As 'Categorias' (Super Categorias, Categorias e Sub Categorias) servem para organizar/estruturar o Orçamento.

Por padrão, um novo documento criado com PriMus (Listagem, Projeto ou Contabilidade) está totalmente vazio; todos os dados são introduzidos pelo técnico digitando-os ou adquirindo-os a partir de outros documentos. Em particular, os Dados gerais do documento podem ser introduzidos livremente pelo técnico durante uma qualquer das fases de elaboração do orçamento: no início, no processo ou no final.

Para obter um novo documento com os dados iniciais pré-definidos (ex.: a lista dos Capítulos e das Categorias, o cabeçalho de impressão, etc.), é possível proceder de duas formas:
1) a primeira forma é indicar, num orçamento elaborado anteriormente, os dados padrões que deverão ser propostos automaticamente em todos os novos orçamentos a serem elaborados daí em diante. Nesse sentido, é preciso selecionar a função 'Salvar Configuração (Default)' no canto direito de cada página dos 'Dados Gerais' do documento.
Nota – A função 'Salvar Configuração (Default)' é ativada apenas após ter alterado pelo menos um dado na página
--> veja a imagem explicativa

2) a segunda forma é criar um novo documento a partir de um modelo de referência (elaborado anteriormente) através da função 'Criação guiada (SuperWizard)'. Esta função permite criar o novo documento (Listagem, Projeto ou Contabilidade) adquirindo os dados de um documento de referência.
--> veja o vídeo: Criação de um Novo Documento através da função "Criação Guiada SuperWizard" para adquirir dados de outros documentos realizados anteriormente.

As Listas de preços oficiais, publicadas por regiões, câmaras de comércio, etc., contêm apenas os dados relativos à tabela de preços: itens de tabela de preços e eventuais Capítulos.
Uma Lista de preços, então, não pode incluir as 'Categorias' (Super Categorias, Categorias e Sub Categorias) já que se trata de dados que o técnico define ao elaborar o orçamento de acordo com necessidades próprias ou do cliente, e da complexidade da obra que está a orçar.

De qualquer forma, se você precisar de localizar no novo orçamento elaborado (documento de Projeto) os 'Capítulos' incluídos na Lista de preços de referência, pode fazer como mencionado no ponto '2', criando o novo documento através da 'Criação guiada (SuperWizard)' e escolhendo como modelo de referência a Lista de preços.

Além disso, após ter criado o novo documento, pode em qualquer momento adquirir os dados a partir de outros trabalhos através da função de Arrastar e Soltar Drag&Drop.

--> veja o vídeo: Trabalhar melhor: mais documentos no desktop e arrastar e soltar