Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

AntonioDL

Recobrimento das armaduras

AntonioDL 2020-01-23 10:03:59


Queria compartilhar um pedido de assistência

Pergunta:
O que representa o recobrimento configurado na caixa de ferramentas Armaduras dos vários elementos estruturais?

Resposta:
O recobrimento indicado para os vários elementos estruturais dentro do EdiLus, cujo objetivo é proteger as armaduras contra corrosão, representa:

VIGAS, PILARES, PILARES-PAREDE, ESTACAS
Para esses elementos, o recobrimento indicado na caixa de ferramentas Armaduras representa a espessura (mm) da camada de concreto armado compreendida entre a parte externa do estribo e a borda da seção correspondente. Conforme a espessura selecionada, o programa vai calcular de forma automática o valor do recobrimento utilizado no cálculo. Portanto, o valor do recobrimento é a soma da espessura do recobrimento selecionada, do diâmetro do estribo e de metade do diâmetro da barra da armadura longitudinal.

Veja imagem explicativa a seguir:

Representação esquemática do recobrimento para vigas, pilares, pilares-paredes, escadas.

LAJE DE FUNDAÇÃO, LAJE, PAREDE, SAPATAS, PAVIMENTOS, CÁLICES, DEGRAUS, PATAMARES
Para esses elementos, o recobrimento indicado na caixa de ferramentas Armaduras representa a espessura (mm) da camada compreendida entre a borda da seção do elemento e o eixo da armadura de flexão mais exterior.
Para esses elementos, o recobrimento utilizado no cálculo é igual ao valor indicado na caixa de ferramentas Armaduras.

Veja imagem explicativa a seguir:

Representação esquemática do recobrimento de cálculo para lajes de fundação, lajes, paredes, sapatas, pavimentos, cálices, degraus, patamares.



NOTA: Um breve aprofundamento deve ser dedicado à opção Adotar Recobrimento de Cálculo Único em Projeto Shell presente na aba Concreto Armado das Preferências de Cálculo.

Se a opção Adotar Recobrimento de Cálculo Único em Projeto Shell estiver ativa, a rede de armadura bidirecional (na direção principal e secundária) é projetada supondo um valor único do recobrimento, igual ao valor selecionado na caixa de ferramentas Armaduras para os elementos Shell (laje de fundação, laje, parede), como descrito acima. Clique AQUI para conseguir uma imagem explicativa.

Caso a opção NÃO estiver ativa, levamos em conta a armadura secundária mais exterior supondo, para seu projeto, recobrimento com valor igual ao duplo do valor selecionado na caixa de ferramentas Armadura + metade do diâmetro do vergalhão da armadura secundária. Para o projeto da armadura principal, ou seja, a armadura interna, é preciso somar o diâmetro da armadura secundária, metade do diâmetro da armadura principal e o valor do recobrimento selecionado na caixa de ferramentas. Clique AQUI para conseguir uma imagem explicativa.