Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

Como são orientados os pilares nas respetivas tabelas e como é colocada a armadura?

TonyC 2017-10-17 15:19:39


Queria partilhar um pedido de suporte.
Pergunta
Queria perceber como são orientados os pilares e como são colocadas as armaduras nas seções indicadas na tabela dos pilares dos vários níveis.
Em particular, no caso de um pilar quadrado no qual tenho alguns varões adicionais ao longo dos lados, como vou perceber em qual direção é preciso colocar estes varões adicionais?
Na imagem que AQUI anexo tenho uma dúvida: os pilares 1 e 2 são armados com a mesma quantidade de armadura, mas os varões adicionais são colocados primeiro ao longo das paredes verticais e em seguida ao longo das paredes horizontais. Como devem ser interpretados?

Resposta
A colocação dos pilares e da armadura na respetiva tabela é indicada exatamente de acordo com a colocação dos mesmos em planta/carpintaria. Na verdade, se tiver uma rotação diferente de 0 ou 90°, o pilar será indicado quer na tabela dos pilares quer na carpintaria com a mesma rotação.
No caso específico de pilares quadrados, os varões adicionais colocados ao longo do lado horizontal da seção do pilar, tais como o pilar 2 da imagem acima anexada, correspondem aos varões colocados ao longo da direção X, observando o pilar em planta ou carpintaria.