Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

Problemas com as verificações ao esforço transverso

TonyC 2016-07-05 10:32:06


Abro este novo debate para compartilhar um pedido de suporte técnico.

Pergunta
Eu muitas vezes tenho elementos de vão curta de Betão Armado não verificados ao esforço transverso. Como posso resolver?

Resposta
A verificação ao esforço transverso não satisfatória poderia depender do cumprimento do mecanismo da Hierarquia das Resistências. O esforço transverso a ser aplicado para vigas e pilares aumenta significativamente se seu comprimento é curto. Para estes elementos é possível modificar o modo de verificação utilizando a vista Exceções.
Para aplicar uma exceção a um elemento estrutural é suficiente efetuar as seguintes operações:
• Ativar em 3D a vista Exceções;
• Escolher o tipo do elemento estrutural (Viga ou Pilar) onde aplicar a exceção;
• Clicar no elemento onde aplicar a exceção;
• Clicar no círculo amarelo que encerra o sinal +;
• Na caixa de diálogo que se abre selecionar a exceção que deve se aplicada ao elemento (neste caso Verificação Hierarquia das Resistências Esforço transverso/Flexão) e pressionar confirmar para fechar a caixa de diálogo e aplicar a exceção selecionada ao elemento.

Nas propriedades da exceção inserida é possível escolher entre os dois critérios seguintes:
de Solicitações: a verificação ao esforço transverso no elemento é realizada com as solicitações resultantes do análise (com espectro reduzido);
de Momentos Últimos com máximo de q=1: a verificação ao esforço transverso no elemento é realizada com as solicitações resultantes do uma análise com espectro elástico (q=1).
O segundo modo ainda mantém o respeito de um princípio de Hierarquia das Resistências já que prevê o sobre dimensionamento do esforço transverso em relação com a flexão.

Clique no link para ver como inserir as exceções:
video.accasoftware.com/PTB/edilus/id378/index.html?idPLV=9447&autoplay=1