Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

Os Diagramas de Armaduras dos elementos shell

TonyC 2016-02-29 16:42:35


Abro este debate para compartilhar um pedido de suporte técnico.

Pergunta:
Desejo ter mais informações a respeito do significado dos vários mapeamentos cromáticos que é possível obter nas opções da caixa de listagem da janela ARMADURAS. O que são tais informações?

Resposta:
As varias opções da caixa de listagem da janela ARMADURAS permitem visualizar mapeamentos em cores, sobre as dois faces do elemento shell, das quantidades de armadura necessárias na Direção principal/vertical, na Direção secundária/horizontal (por Flexão ou Esforço transverso) e da Soma de ambas as direções (Flexão e Esforço transverso) (soma das quantidade de armadura necessárias nas duas direções). Se especifica que as contribuições ao Esforço transverso são fornecidas somente para as Paredes de betão armado.


Clicando o botão Diagrama Relativo da caixa de ferramentas da janela ARMADURAS é possível visualizar um mapeamento de cores com as cores extremas da escala (vermelho e azul) coincidentes, respectivamente, com os valores máximos e mínimos da quantidade de armaduras necessárias (na direção escolhida) do elemento shell visualizado.
Clicando, em vez, o botão Diagrama Absoluto da caixa de ferramentas, é proposto um mapeamento de cores com as cores extremas da escala (vermelho e azul) coincidentes, respectivamente, com os valores máximos e mínimos da quantidade de armaduras necessárias (na direção escolhida) de todos os elementos shell do projeto relativos ao tipo visualizado (por exemplo as paredes).

As quantidades mínimas e máximas de armadura necessária (na direção escolhida) nas dos faces do elemento Shell são indicadas, em cm²/cm, na parte inferior esquerda da janela.
Movendo o cursor no diagrama das armaduras da faça anterior ou posterior do elemento shell, na parte inferior direita na janela aparecem os campos:
Projeto (pequeno retângulo vermelho), no qual está relatado, em cm²/cm, o valor de armadura necessária (de Projeto) no ponto (na direção escolhida);
Executiva (pequeno retângulo verde), no qual está relatado, em cm²/cm, o valor de armadura efetivamente presente (executiva) no ponto (na direção escolhida).

Se a armadura Executiva no ponto é inferior a aquela necessária (de Projeto), para sinalar a necessidade de inserir mais armadura, o texto “Executiva” é posta de cor vermelho e o relativo valor da armadura é em amarelo (sempre sobre fundo verde).

Abaixo está o link para ver o vídeo sobre as alterações e visualizações dos diagramas das armaduras dos elementos shell:
video.accasoftware.com/PTB/edilus/id342/index.html?idPLV=6292&autoplay=1