Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

Escala de representação para a importação do arquivo DXF/DWG

TonyC 2016-01-13 11:22:50


Eu quero compartilhar um pedido de suporte técnico.

Pergunta
Eu tenho que importar o arquivo dxf/dwg para iniciar a modelação estrutural de um edifício. Em que escala devo importar o desenho?

Resposta
A Unidade de Desenho das Pranchas do EdiLus è o metro. As dimensões dos objetos e as distâncias entre eles são, de fato, em metros.
Se a planimetria DXF/DWG que deve ser copiada na prancha foi desenhada adotando a mesma unidade de desenho (o metro), no campo Fator de escala deve ser especificado o valor 1 (proposto por padrão).
Se, em vez disso, a planimetria DXF/DWG foi desenhada com uma unidade de desenho diferente, no campo Fator de escala deve ser indicado o valor apropriado para copiar ao metro a unidade de desenho adotada para o DXF/DWG.

A seguir é um resumo dos mais difundidas Fatores de Escala:
A) no desenho DXF/DWG 1 m = 1 unidade CAD -> Fator Escala = 1 (como se o desenho foi feito em "metros")
B) no desenho DXF/DWG 1 cm = 1 unidade CAD -> Fator Escala = 0.01 (como se o desenho foi feito em "centímetros")
C) no desenho DXF/DWG 1 mm = 1 unidade CAD -> Fator Escala = 0.001 (como se o desenho foi feito em "milímetros")

NOTA
Se o desenho tivesse sido importado com um fator de escala incorreto é possível:
- excluir o desenho importado, depois de selecionado, e repetir a importação adotando o valor correto;
- selecionar o desenho importado e alterar, na caixa de ferramentas propriedade, o fator de escala do dxf/dwg.