Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

TonyC

A disposição dos varões na alvenaria resistente

TonyC 2015-11-09 16:31:10


Eu abro esta discussão para compartilhar um caso de suporte técnico.

Pergunta:
Eu posso ter alguns esclarecimentos acerca de como colocar as armaduras distribuídas e concentradas da alvenaria resistente?

Resposta
Com referência à figura seguinte, as armaduras dos Painéis (indicados com M) e das Faixas murais (indicadas com F) se distinguem em:


CONCENTRADA VERTICAL (varões A referido na figura anterior)
Esta armadura deve ser fixada verticalmente aos extremos (inicial e final) do painel mural.
Nas propriedades do programa são propostos os seguintes campos:
- Diâmetro dos Varões [DT], donde deve ser indicado, em milímetros, o diâmetro dos varões usado para a armadura concentrada vertical.
- Número dos Varões [NT], donde deve ser indicado o número dos varões que constituem a armadura concentrada vertical (os varões se “distribuem”, no furo do bloco, ao longo do eixo do muro).
- Espaçamento dos Varões [PT] (editável somente se o número dos varões è maior do que 1), onde é possível indicar algum Entre eixos (eixo-eixo) entre os varões (verticais) dispostos nas extremidades do Muro; este valor é função dos tamanhos dos furos verticais presentes nos blocos.
- Recobrimento dos Varões [CT], onde deve ser indicada, em centímetros, a distância entre a armadura da borda da seção de verificação do Muro. Se a armadura concentrada vertical é constituída por mais varões, como espaçamento deve ser indicada a distância da armadura da borda do varão mais externo.
Clique no link para ver uma imagem explicativa sobre as propriedades anteriores: img.2

CONCENTRADA HORIZONTAL (varões B referido na figura anterior)
Esta armadura deve ser disposta, horizontalmente, na cabeça e no pé do Muro. Nas propriedades do programa são oferecidos os seguintes campos:
- Diâmetro dos Varões [DT], onde deve ser indicado, em milímetros, o diâmetro do varão usado para a armadura concentrada horizontal.
- Número dos Varões [NT], donde deve ser indicado o número dos varões da armadura concentrada horizontal, dispostos ao longo do Muro.
- Espaçamento dos Varões [PT] (editável somente se o Número dos Varões por borda è maior do que 1), onde é possível indicar algum Entre eixos (eixo-eixo) entre os varões horizontais dispostos ao longo do Muro; este valor é função da espessura dos blocos.
- Recobrimento dos Varões [CT], onde deve ser indicada em centímetros a distância da armadura concentrada horizontal da borda externa da seção de verificação do Muro. Se a armadura concentrada horizontal é constituída por vários varões, como espaçamento deve ser indicada a distância da borda do varão mais externo.
Clique no link para ver uma imagem explicativa sobre as propriedades anteriores: img.3

DISTRIBUÍDA VERTICAL (varões C referido na figura anterior)
Se é ativa a caixa de seleção “Presença da armadura”, deve ser disposta uma armadura distribuída vertical. As propriedades requeridas pelo programa são:
- Diâmetro dos Varões [DT], onde deve ser indicado, em milímetros, o diâmetro dos varões usados para a armadura vertical distribuída.
- Espaçamento dos Varões [PT] onde é possível indicar o entre eixos (eixo-eixo) onde devem ser dispostos os varões da armadura vertical distribuída; este valor é função da distância dos furos verticais disponíveis nos tijolos.
Clique no link para ver uma imagem explicativa sobre as propriedades anteriores: img.4

DISTRIBUÍDA HORIZONTAL (varões D referido na figura anterior)
Se é ativa a caixa de seleção “Presença da armadura”, deve ser disposta uma armadura distribuída horizontal. As propriedades requeridas pelo programa são:
- Diâmetro dos Varões [DT], onde deve ser indicado, em milímetros, o diâmetro dos varões usados para a armadura horizontal distribuída.
- Número dos Varões [NT] onde é possível especificar o número de ferros (horizontais) a ser dispostos entre as fileiras de tijolos. Nesse campo é proposto 2 como o valor padrão, porque, geralmente, como armadura horizontal distribuída se adotam estabilizadores de dois braços.
- Espaçamento dos Varões [PT], onde é possível indicar o entre eixos (eixo-eixo) com os quais devem ser dispostos os varões da armadura horizontal; Este valor é função da altura dos blocos.
Clique no link para ver uma imagem explicativa sobre as propriedades anteriores: img.5