Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

AntonioDL

Não existe uma impressora padrão instalada

AntonioDL 2022-02-14 12:08:01


Quero compartilhar um pedido de suporte

Pedido
Ao iniciá-lo, o software retorna a seguinte mensagem:
Não existe uma impressora padrão instalada.
Não é possível efectuar nenhuma impressão.


Resposta
O problema relatado, na maioria dos casos, é apenas uma mensagem avisando o usuário que no computador está faltando um driver da impressora definido como padrão. De fato, fechar a mensagem (clicando no botão "OK") não afeta o funcionamento do software; no entanto, poderia não ser possível preencher os DOCUMENTOS ou visualizar os resultados tabulares de solicitações e verificações.

Nesses casos, antes de imprimir os documentos, recomenda-se instalar e configurar como padrão o driver de qualquer impressora (mesmo que não fisicamente conectada ao computador), usando as funções do Painel de Controle do Windows.
Se uma impressora padrão já estiver configurada, recomenda-se configurar outra (uma virtual ou uma não conectada fisicamente ao computador).

IMPORTANTE!!!
Caso a mensagem continue aparecendo, mesmo após configurar como padrão o driver da impressora, isso pode ser devido às configurações dos sistemas de proteção no computador como, por exemplo:

  • as configurações de Controle de conta de usuário do Windows;

  • as configurações do eventual antivírus.


Nestes casos, para resolver o problema, pode tentar:

  • executar o software como administrador: clique com o botão direito do mouse no ícone do programa e, no menu, clique em Executar como administrador.

  • Excluir o programa em questão da verificação do antivírus. Normalmente, basta inserir a pasta do programa entre as exceções (aplicativos confiáveis) do antivírus.