Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

AntonioDL

Parâmetros para o cálculo da carga limite e dos recalques

AntonioDL 2022-02-10 15:17:49


Quero compartilhar um pedido de suporte.

Pergunta
Ao que se referem os vários parâmetros presentes na ficha Fundações das Preferências de Cálculo do programa? Como eles afetam as verificações da fundação?



Resposta
Confira abaixo o significado das várias opções para fundações diretas, conforme imagem acima:

  • Cálculo dos recalques e das verificações ao deslizamento: ativando essa opção, você habilita as verificações dos recalques diferenciais e do deslizamento da fundação.

  • Taxa de resistência passiva na verificação de deslizamento: permite considerar a resistência passiva do solo na superfície lateral da fundação.

  • Considerar o efeito do sismo ao ELD no cálculo de recalques: exige a verificação dos recalques mesmo ao Estado Limite de Dano.

  • Aplicar diminuições de pressão devidas aos desaterros: considera as diminuições de pressão litostática devida aos desaterros.

  • Número médio de Bound por metro quadrado: permite definir, com base no nível de detalhe desejado, o número médio de molas por m² de superfície de pegada da fundação.

  • Altura da camada para o cálculo de pressões e recalques [cm]: permite customizar a altura das camadas que compõem a estratigrafia do solo, de forma a conseguir a discretização necessária para o cálculo dos recalques.

  • Múltiplo da dimensão significativa Viga Winkler: neste campo você indica o múltiplo da largura das vigas de fundação para definir a altura do volume (significativo) de solo usado para "calibrar" a rigidez das molas; a mesma configuração pode ser, naturalmente, realizada para os demais tipos de fundação.

  • Múltiplo da dimensão significativa Lajes de fundação: neste campo, semelhante ao das vigas, você indica o múltiplo da laje de fundação ou dos blocos de fundação para definir a altura do volume (significativo) de solo. Ao contrário do que acontece com as vigas, este coeficiente multiplicativo é aplicado à média das dimensões da laje de fundação ou do bloco.

  • Distorção angular admissível (L/DW): permite definir a distorção angular máxima admissível para a verificação dos recalques diferenciais, indicada como relação entre comprimento de cada elemento de fundação e o relacionado recalque diferencial.


Discussões relacionadas: