Fórum

Use o software com a ajuda das discussões compartilhadas com a comunidade de usuários

John

Os mapas (texturas) a serem utilizadas para criar o material

John 2020-06-05 10:45:59


Clique aqui para saber como criar um novo material

Texturas (diffuse, albedo)
A textura é um mapa que simula a variação cromática e a morfologia do material real.



Mapa de Reflexão (rugosidade – luminosidade)
O Mapa de Reflexão é um mapa que simula a rugosidade de uma superfície. O resultado do render depende da microsuperfície do material. Portanto, para representar este fenômeno de forma certa é preciso utilizar o Mapa de Reflexão rugosidade ou o Mapa de Reflexão luminosidade.
Os mapas para rugosidade ou luminosidade forneces as mesmas informações, embora de forma diferentes.



Normal Map (Bump Map)
O Bump Map é um mapa (em escala de cinzentos) que simula as rugosidades da superfície, quais depressões e saliências. Ele não altera a geometria do modelo e não aumenta o número de polígonos que o compõem. As partes claras representam saliências, enquanto as escuras depressões.
O Normal Map é um mapa (em escala de azuis) que simula as rugosidades da superfície, quais depressões e saliências, através do declive da normal, aprimorando os detalhes do material. As partes mais escuras são representadas como depressões no material, e as zonas mais claras como saliências.



Mapa de Elevação (Displacement Map)
O Mapa de Elevação é um mapa (em escala de cinzentos) que define os pontos em relevo de um material. O Mapa de Elevação altera diretamente a geometria no modelo, atuando na direção "normal" da superfície. Ele também faz com que os pontos do modelo que correspondem às zonas claras da imagem se desloquem para o sentido positivo, enquanto os correspondentes às zonas escuras se desloquem para o sentido negativo. Por isso, este mapa pode ser considerado uma ferramenta de deformação da malha através das imagens.



Mapa de Transparência
O Mapa de Transparência (Opacity Map) é um mapa (em escala de cinzentos) que define as áreas de transparência de um material. Suas áreas mais escura são representadas como opacas, as áreas mais claras como transparentes.



Efeito metálico (Metalness Map)
o Metalness Map é um mapa que define o grau em que um material atua como um metalo. Os metalos (condutores) apresentam geralmente reflectância até 60-90%. Pelo contrário, os não metais geralmente possuem valores de reflectância mais baixos, dentro do intervalo 0-20%.
Ao contrário dos reflexos nos isolantes, os reflexos nos condutores aparecem coloridos.



Para você praticar carregar as texturas, seguem anexos os mapas para a criação de cinco materiais:
Reboco
Metal envelhecido
Parede de tufo
Ladrinhos polidos
Piso tablado